O jovem inventor vive às voltas com experiências científicas
sábado, 31 de janeiro de 2009
Descubra se seu filho é superdotado
O jovem inventor vive às voltas com experiências científicas
domingo, 18 de janeiro de 2009
Altas Habilidades/Superdotação
"Pessoas superdotadas são consideradas portadoras de habilidades que se destacam em relação ao rendimento apresentado, podem ser em capacidades intelectuais, talentos em artes, capacidade psicomotora, criatividade, produtividade, aptidões e outros.
Para o Ministério da Educação, a superdotação é vista em crianças de alto desempenho e potencialidade em quaisquer aspectos. Pode ser geral se verificar diferentes informações, conclusões em diversas experiências e específicas se alcançar conhecimento, prática e habilidades em determinadas áreas.
Dentre algumas características que especificam os superdotados, destaca-se:
- Curiosidade aguçada,
- Persistência,
- Crítica,
- Alto senso de humor,
- Não aceitação de informações superficiais,
- Fácil compreensão de princípios gerais,
- Apresentação de muitas idéias,
- Não admissão de injustiças,
- Espírito de liderança." Por Gabriela Cabral (Equipe Brasil Escola)
COMO RECONHECER?
Muitas vezes os alunos superdotados, podem estar escondidos dentre os demais alunos e por não estarem satisfeitos com o programa educacional oferecido na escola, tornam-se indisciplinados agressivos e/ou desajustados.
Uma escola que busca uma educação democrática deve levar em consideração as diferenças individuais e oferecer oportunidades de aprendizagem de acordo com as habilidades, interesses, estilos de aprendizagem e potencialidades dos alunos.Os alunos com altas habilidades/superdotados, precisam ter acesso a práticas educacionais que atendam às suas necessidades, possibilitando um melhor desenvolvimento de suas habilidades.
Se as condições oferecidas para o desenvolvimento da aprendizagem forem inadequadas, dificilmente estes indivíduos terão condições de desenvolverem todo o seu potencial, pois pessoas com altas habilidades precisam mesmo é de ambientes ricos e estimulantes.
Segundo Renzulli (1986), o propósito da educação dos indivíduos superdotados é “fornecer aos jovens oportunidades máximas de auto-realização por meio do desenvolvimento e expressão de uma ou mais áreas de desempenho onde o potencial superior esteja presente”