sábado, 31 de janeiro de 2009

Descubra se seu filho é superdotado

Dexter
O jovem inventor vive às voltas com experiências científicas

"Eles são curiosos, criativos e aprendem tarefas com facilidade. Muitas vezes, surpreendem os pais com habilidades precoces e raciocínios complexos. O que poucas pessoas sabem é que as crianças superdotadas nem sempre são bem-sucedidas. Se a inteligência privilegiada as ajuda a compreender mais facilmente problemas e situações, a falta de orientação pode atrapalhar o desenvolvimento psicológico e criar uma barreira para a inserção social. O resultado são adultos que desperdiçam potencial intelectual por dificuldade de se relacionar com o mundo exterior. Enquanto a neurociência segue — até o momento, sem nenhum sucesso — tentando entender a origem da inteligência, aumenta no Brasil o número de espaços acolhedores para a socialização dessas crianças e jovens com necessidades especiais." Revista Galileu
Abaixo, assista a uma série de quatro vídeos de uma edição especial da Veja.com, que nos ajuda a compreender melhor a superdotação/altas habilidades em crianças e adultos.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Altas Habilidades/Superdotação


"Pessoas superdotadas são consideradas portadoras de habilidades que se destacam em relação ao rendimento apresentado, podem ser em capacidades intelectuais, talentos em artes, capacidade psicomotora, criatividade, produtividade, aptidões e outros.

Para o Ministério da Educação, a superdotação é vista em crianças de alto desempenho e potencialidade em quaisquer aspectos. Pode ser geral se verificar diferentes informações, conclusões em diversas experiências e específicas se alcançar conhecimento, prática e habilidades em determinadas áreas.

Dentre algumas características que especificam os superdotados, destaca-se:

- Curiosidade aguçada,
- Persistência,
- Crítica,
- Alto senso de humor,
- Não aceitação de informações superficiais,
- Fácil compreensão de princípios gerais,
- Apresentação de muitas idéias,
- Não admissão de injustiças,
- Espírito de liderança." Por Gabriela Cabral (Equipe Brasil Escola)

COMO RECONHECER?
Muitas vezes os alunos superdotados, podem estar escondidos dentre os demais alunos e por não estarem satisfeitos com o programa educacional oferecido na escola, tornam-se indisciplinados agressivos e/ou desajustados.

Uma escola que busca uma educação democrática deve levar em consideração as diferenças individuais e oferecer oportunidades de aprendizagem de acordo com as habilidades, interesses, estilos de aprendizagem e potencialidades dos alunos.Os alunos com altas habilidades/superdotados, precisam ter acesso a práticas educacionais que atendam às suas necessidades, possibilitando um melhor desenvolvimento de suas habilidades.
Se as condições oferecidas para o desenvolvimento da aprendizagem forem inadequadas, dificilmente estes indivíduos terão condições de desenvolverem todo o seu potencial, pois pessoas com altas habilidades precisam mesmo é de ambientes ricos e estimulantes.
Segundo Renzulli (1986), o propósito da educação dos indivíduos superdotados é “fornecer aos jovens oportunidades máximas de auto-realização por meio do desenvolvimento e expressão de uma ou mais áreas de desempenho onde o potencial superior esteja presente”

Related Posts with Thumbnails