sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Você pode ser um superdotado.



Q.I. alto não é tudo. Hoje vários tipos de habilidades permitem enquadrar alguém na definição de gênio.

Superdotado, no imaginário popular, é aquele garoto que tira as melhores notas no colégio, passa em primeiro lugar no vestibular mais concorrido do país e se torna um gênio da computação. Essa imagem faz parte do passado. Superdotado - ou ''portador de altas habilidades'', de acordo com a nova definição - não é apenas o indíviduo com capacidade intelectual acima da média. Ele pode se destacar por apresentar competências tão distintas quanto liderança, criatividade, memória, persistência, motivação, organização, concentração, capacidade de trabalho em grupo, talento para artes e alto rendimento em esportes. Os vetores da persuasão identificados pelo psicólogo americano Howard Gardner passam por essas inteligências. Se o conceito fosse aplicado em seu tempo, um gênio do futebol como Garrincha seria considerado um superdotado - embora fosse incapaz de fazer contas simples de somar e mal conseguisse assinar o próprio nome.
(10/12/2004 - 20:04 Edição nº 343 reportagem de capa - Ivam Padilha/ÉPOCA)



DIVERSIDADE

Esqueça o teste de Q.I.

Os superdotados podem apresentar competências variadas:


  • Capacidade intelectual geral: Compreensão, memória e rapidez de pensamento;

  • Aptidão acadêmica: Atenção, concentração, facilidade de aprendizagem;

  • Pensamento criativo: Originalidade, imaginação, capacidade de resolver problemas;

  • Capacidade de liderança: Sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, poder de persuasão;

  • Talento especial para artes: Artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas;

  • Capacidade psicomotora: Velocidade, agilidade, força, resistência e coordenação.

Fonte: Plano Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação e Cultura


Leia a reportagem completa em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG67965-6014,00-VOCE+PODE+SER+UM+SUPERDOTADO.html


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Superdotado X Gênio

Os superdotados não são gênios, porém podem tornar-se de acordo com suas habilidades e com os estímulos recebidos. Existem gênios que não são superdotados e existem superdotados que não se tornam gênios.

Gênio
-
"Um gênio é uma pessoa com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. O nível de QI pelo qual alguém pode ser chamado de gênio é geralmente definido como 140 ou superior. O termo também se aplica a alguém que é um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas mentais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo; por exemplo, de Pelé é dito que foi um gênio do futebol e de Gandhi que foi um gênio da diplomacia". Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O gênios são diferentes de todas as outras pessoas. Eles pensam mais rápido e melhor do que outros. Além disso, muitas pessoas acham que toda a capacidade extra do cérebro acarreta um comportamento excêntrico ou espirituoso. Embora seja bastante fácil reconhecer os gênios, definir exatamente o que faz que alguém seja um gênio é um pouco mais complicado. Descobrir como esse alguém se tornou gênio é ainda mais difícil.

Superdotado
-
"É uma pessoa com recursos e capacidades mentais muito acima da média. Uma das medidas já consagradas, utilizadas nesta avaliação é o Q.I., quociente intelectual. Normalmente se considera superdotado o indivíduo que apresente um resultado muito alto, (nos 2% mais elevados da população) em uma bateria de testes das diversas inteligências, onde o Q.I. geral é apenas um destes. Frequentemente considera-se "sobredotado" quem tenha um QI superior a 120." Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"A ciência ainda não encontrou uma fórmula para medir com precisão quem é superdotado e quem é gênio. Pelos testes de quociente de inteligência, considerados ultrapassados pelos especialistas, um superdotado teria Q.I. entre 140 e 160. Um gênio pontuaria entre 160 e 180. Hoje, a definição mais comum para classificar superdotados é a de que são pessoas inteligentíssimas que conseguem desenvolver habilidades acima da média em várias áreas. Constituem 1% ou 2% da população mundial. Os gênios, estes sim, são raríssimos. Casos como o de Greg representam apenas 0,1% da população mundial. "Os gênios são aqueles superdotados que, além de demonstrar precocidade, provocam perplexidade, pois são capazes de criar algo revolucionário e transformador, como foi a teoria da relatividade, de Albert Einstein", diz o neuropediatra Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo. " - http://veja.abril.com.br/300403/p_062.html

O que podemos constatar em todos estes textos selecionados e acima citados, é que há uma discussão muito ampla sobre o assunto. Existem definições, especulações e dúvidas, muitas dúvidas.
De uma coisa podemos ter certeza: quanto mais estimulado, mais capacidade o indivíduo portador de Altas Habilidades terá para desenvolver suas habilidades.
Related Posts with Thumbnails