sábado, 20 de março de 2010

Jogos Paraolímpicos

Os Jogos Paraolímpicos de Inverno, que estão sendo realizados em Vancouver, marcam o 10º aniversário do evento dedicado a esportistas do gelo portadores de deficiência. Os jogos vêm ganhando cada vez mais reconhecimento, depois de uma década e após um longo caminho percorrido.

Apesar de contratempos, os jogos paraolímpicos vêm sendo organizados com cada vez mais profissionalismo. A expressão Jogos Paraolímpicos foi usada pela primeira vez na edição em Seul. "A princípio, significa que eles são paralelos aos Jogos Olímpicos. Há fontes que afirmam que o nome vem da combinação de 'paraplégico' e 'olímpico'. Mas, pelo fato de eles acontecerem paralelamente aos Jogos Olímpicos, todos concordaram que o significado do nome tem origem nesse detalhe", explica Klein.

Com isso, a mensagem dos Jogos Paraolímpicos alcança ainda mais pessoas, lembra Steffi Klein. "É importante mostrar aos espectadores do mundo todo do que as pessoas deficientes são capazes, que elas não são passíveis de piedade e que não querem a piedade dos outros. Nosso presidente diz: 'Não sou deficiente, o mundo é que me faz deficiente".


Fonte:DW-Word

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cadeira de rodas por comando de voz

Cadeira de rodas se move por comando de voz
Invento, criado por alunos do SENAI, pode ajudar a locomoção de pessoas tetraplégicas
Por Nei Flávio Meirelles
A execução desse projeto visa atender a pessoas que têm tetraplegia total, ou seja, não têm nenhum movimento do pescoço para baixo. A maioria das cadeiras para tetraplégicos obedece apenas a comandos de um joystick.
A cadeira é uma das criações apresentadas no Inova SENAI, mostra de criações de alunos de cursos do SENAI, que acontece paralelamente à 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

domingo, 7 de março de 2010

Related Posts with Thumbnails