O indivíduo que possui DM apresenta um padrão diferenciado de desenvolvimento afetivo/ cognitivo/ motor . Necessita de interferências planejadas que auxilie em seu processo evolutivo, na capacidade de aprender, na constituição de sua autonomia, nos processos de relação com o mundo, apresentando uma forma de organização qualitativamente diferente de seus pares da mesma idade.
Em nossa escola formamos uma valiosa parceria entre a Sala de Recursos e o Laboratório de Informática Educativa. Com esta parceria buscamos estar contribuindo para um melhor aproveitamento de nossos alunos com necessidades especiais, visto que temos um número expressivo destes alunos nas primeiras fases da EJA e que necessitam de um trabalho diversificado e estimulante, para que a interação deles com o mundo, através do mundo digital seja um fator que favoreça as transformações necessárias para o crescimento de cada um como ser social, através da relação no grupo (estamos trabalhando com o grupo todo).
Em nossa escola formamos uma valiosa parceria entre a Sala de Recursos e o Laboratório de Informática Educativa. Com esta parceria buscamos estar contribuindo para um melhor aproveitamento de nossos alunos com necessidades especiais, visto que temos um número expressivo destes alunos nas primeiras fases da EJA e que necessitam de um trabalho diversificado e estimulante, para que a interação deles com o mundo, através do mundo digital seja um fator que favoreça as transformações necessárias para o crescimento de cada um como ser social, através da relação no grupo (estamos trabalhando com o grupo todo).
Ontem, tivemos a nossa primeira experiência: A professora responsável pela Sala de Recursos, levou para o Laboratório de Informática quatro alunos portadores de DM (Deficiência Mental) para que pudéssemos estar colocando em prática o projeto ao qual estamos nos dedicando. Foi muito gratificante! Eles se sentiram realizados, valorizados e foram muito estimulados.
Isso já acontece na Sala de Recursos, porém lá o atendimento é individualizado para atender as necessidades da escola e dos próprios alunos, mas no Laboratório de Informática, o trabalho foi realizado em grupo, de forma que a percepção foi mais aguçada e o instinto natural de parceria foi ainda mais estimulado, principalmente quando um tentava ajudar o outro.
Muito mais está por vir! E como é gratificante estar realizando este trabalho!
Muito mais está por vir! E como é gratificante estar realizando este trabalho!
Quero muito agradecer a professora Glett D'Ângela (Professora Responsável pela Sala de Recursos), por acreditar neste projeto e aceitar esta parceria.
2 comentários:
Realmente o projeto "Inclusão, um ato de amor", uma parceria entre a sala de recursos e o laboratório de informática, tem se mostrado promissor e muito gratificante para alunos e professores envolvidos.
Agradeço muitíssimo a professora Simone pela oportunidade e parceria.
Glett.
Com certeza esta parceria é muito importante para os alunos, já que a informática é um recurso altamente motivador e possibilita a construção do conhecimento de maneira lúdica e agradável. Parabéns pelo trabalho!!!
Sandra - Professora de Informática
Postar um comentário