Ser cego é uma pessoa não ver. Ser surdo é não ouvir.
Ser surdocego é muito mais do que a soma das duas deficiências...
O surdocego é o indivíduo que apresenta perdas visual e auditiva combinadas. Algumas pessoas surdocegas apresentam perdas totais desses sentidos, outras não, podendo manter resíduos auditivos e/ou visuais. Estas pessoas ficam impossibilitadas de usar os sentidos de distância e necessitam de meios especiais para comunicação.
Alguns indivíduos se tornam surdocegos em decorrência de condições resultantes de algumas enfermidades (acidente vascular cerebral, diabetes, meningites, choques anafiláticos, tumores cerebrais e síndromes genéticas).
CLASSIFICAÇÃO:
- Surdocegueira total;
- Surdez profunda com resíduo visual;
- Surdez moderada ou leve com cegueira;
- Surdez moderada com resíduo visual;
- Perdas leves, tanto auditiva quanto visual.
Assista o vídeo abaixo e entenda como acontece a comunicação de uma pessoa surdocega com o mundo:
As pessoas surdocegas necessitam de formas específicas de comunicação para terem acesso à educação, lazer, trabalho, vida social, etc. Além desta comunicação, faz-se necessário o trabalho de um guia-intérprete que é um profissional capacitado para ser o elo de ligação entre o surdocego e o meio em que vive.
Os sistemas de comunicação são diversos, geralmente envolvem as mãos da pessoa surdocega e de seu interlocutor ou guia-intérprete.
2 comentários:
Como essas pessoas tidas como "deficientes" se superam...
Amei o Blog de vocês, pois é muito rico em informações, exemplos e histórias de superação.
Parabéns pelo Blog, trabalho com uma menina de 15 anos com surdocegueira profunda, era surda e a 2 anos perdeu a visão, no começo as dificuldades são imensas, mas quando aprendemos a trabalhar com eles, é gratificante, além da lição de vida diária, que nos passam.
Postar um comentário