Com certeza é o de dar apoio, ofertando ao aluno com necessidades educacionais especiais, uma complementação do processo educacional em que se encontra.
A sala de recursos tem como objetivo a ser cumprido, o atendimento especializado, de acordo com as necessidades educacionais especiais do aluno, desenvolvendo estratégias para que a aprendizagem favoreça a construção do conhecimento.
Através da sala de recursos, o aluno terá um atendimento especializado com um professor capacitado, num espaço com recursos pedagógicos adequados às suas necessidades educacionais especiais. É neste espaço, que deve estar equipado com materiais e equipamentos adequados, que o aluno com necessidades educacionais temporárias ou permanentes poderão ser beneficiados com ajuda técnica.
4 comentários:
Esta é uma solução bastante legal para atender alunos especiais, mas está muito fora da realidade de nossas escolas, onde os alunos têm que se deslocar para outras escolas onde existam estas salas, o que muitas vezes é bastante difícil.
Bom mesmo seria se todas as escolas estivessem preparadas para receber estes alunos. Embora isso seja quase impossível porque preparados não estaremos nunca, visto que as necessidades são diferentes e mesmo com deficiências iguais, cada aluno reage de uma forma "especial".
Olá, meninas!
Demorei, mas consegui arrumar um tempinho pra dar uma passadinha por aqui!
Que maravilha de Blog! Estão de parabéns!
Quanto à sala de recuros, acho que só funcionará quando tivermos profissionais capacitados para atuarem nas mesmas. Enquanto isso não acontece, o professor continua se virando do jeito que dá.
Beijão!
Antes de mais nada gostaria de parabenizar as professora Simone e Fernanda pela coragem de abordar um assunto considerado "tabu" para muitas pessoas.A inclusão é uma realidade presente no nosso dia a diae o quanto antes a virmos como um porcesso natural melhor será.
Agora em relação a Sala de Recursos não é um sonho "fora da realidade" como comentou 0/a "anônima" . Ela é possivel sim , basta que a escola(ou escolas proximas) possua 10 alunos (no minimo) com NEE, comprovadamente e um professor especializado ou capacitado em educação especial.
Por Jandira Raquel Pinheiro - Professora da Rede Publica de Campos a 28 anos e acreditando que a Inclusão é um sonho realizável e possivel
Vejo a inclusão como um processo. Há anos atrás, falar em incluir um aluno deficiente noma escola regular era um absurdo para muitos. Hoje, já nos defrontamos com essa realidade e, felizmente, os paradigmas estão se modificando. Como processo, vejo que estamos dando o pontapé inicial, pois ainda vivemos a integração, mas incluir é sobretudo uma atitude pessoal, uma tomada de decisão em favor do outro, de acolhimento às diferenças.
Postar um comentário