Caracteriza-se por prejuízo severo e invasivo em diversas áreas do desenvolvimento de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesse e atividades estereotipadas.
- Transtorno Autista
- Transtorno de Rett
- Transtorno Desintegrativo da Infância
- Transtornos de Asperger
- Transtorno Invasivo sem outra especificação
Os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesse e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro autismo e psicose infantil.
Atendimento Educacional:
Os objetivos gerais da educação para o aluno com Transtorno Global são os mesmos que se tem em relação a todos os alunos.
A proposta pedagógica deve possibilitar abordar estes objetivos apesar das deficiências de interação social, comunicação, linguagem, e das importantes alterações da conduta que esses alunos podem apresentar.
2 comentários:
Na verdade é um pouco complicado um aluno com transtorno global alcançar os objetivos gerais da educação, até por que sabemos que nossas escolas não são atendidas de maneira eficaz pelos demais profissionais que estes alunos necessitam (psicólogos, fisioterapeutas,etc).Sendo assim, eles acabam ficando, de certa forma, isolados e com o aproveitamento comprometido.
Os assuntos postados neste Blog, são informativos e esclarecedores. Desta forma, ajuda a quem precisa lidar com essas pessoas tão especiais. Parabéns por tratar de assuntos tão delicados. Com certeza, vocês estão ajudando muita gente.
Postar um comentário