sábado, 5 de abril de 2014
quarta-feira, 19 de março de 2014
Curso de Braille
Educação: inscrições para curso de Braille até segunda-feira
Ficam abertas até a próxima segunda-feira (24) as inscrições para um curso de Braille, que acontecerá na Escola Municipal Maria Lúcia, localizada no Turfe. As inscrições devem ser feitas na própria unidade escolar. Antes de se dirigirem ao local, os interessados devem entrar em contato com o professor do curso, Rodrigo Barcelos, através do telefone (22) 99814-0567, para confirmar o horário disponível para inscrições.
O curso de Braille, que é gratuito, também será composto por uma apresentação de sorobã, um instrumento que proporciona aos deficientes visuais a realização de cálculos. As aulas terão início na próxima terça-feira (25) e acontecerão, semanalmente, sempre das 17h às 21h, na Escola Maria Lúcia.
A capacitação é indicada para professores, orientadores pedagógicos, diretores e demais profissionais que atuam na área pedagógica da rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes. As aulas serão ministradas até o final do mês de maio. “O curso é importante para melhorar o relacionamento aluno-professor, para que o professor possa atuar melhor com os estudantes que necessitam de atendimento especial”, explica Rodrigo.
Fonte: PMCG
Fonte: PMCG
Marcadores:
Braile,
Cursos,
Deficiência Visual
às
16:21
domingo, 16 de março de 2014
Câmara aprova cuidador nas escolas
Câmara aprova cuidador nas escolas para alunos com deficiência
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, na quarta-feira (31), medida que obriga as escolas regulares a oferecer cuidador específico para alunos com deficiência, se for verificado que ele precisa de atendimento individualizado. A iniciativa está prevista no Projeto de Lei 8014/10, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
A legislação brasileira incentiva a inclusão dos deficientes no ensino regular, deixando o ensino especial para aqueles com características específicas. Por isso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) prevê o serviço de apoio especializado aos alunos com deficiência matriculados nas escolas regulares. O projeto inclui explicitamente o cuidador como parte desse suporte, desde que necessário.
Para o relator da proposta, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), o cuidador é indispensável para alguns alunos com maior grau de dependência e vai melhorar o rendimento desses alunos. “A oferta desse tipo de apoio resultará na maior participação do educando nas atividades escolares, uma vez que o cuidador estará pronto a auxiliá-lo no desempenho das atividades da vida diária que não consegue realizar sem ajuda”, argumentou.
Fonte: Câmara dos Deputados
Marcadores:
Legislação,
Notícias
às
18:27
segunda-feira, 3 de março de 2014
Autista

Ao mesmo tempo, seu filho pode ser hipossensível a certas sensações e buscá-las, porque é necessária uma grande quantidade da sensação para estimulá-lo. Crianças que são hipossensíveis ao movimento são particularmente ativas, porque correm de um lado para o outro, balançam o tronco ou pulam buscando provocar as sensações que precisam. Por outro lado, há crianças que são hipossensíveis às sensações, e mesmo assim são passivas. Elas mal reagem ao mundo à sua volta, porque não estão obtendo estímulos suficientes.
É possível que seu filho tenha reações contraditórias às sensações – ele pode ser hipersensível a algumas e hipossensível a outras. Assim será mais fácil entender o comportamento de seu filho diante as sensações do dia-a dia.
Muitas crianças com Espectro autista são hipossensíveis não respondem quando chamado, produz sons estranhos, muito embora outros são hiperssensível aos sons ( como liquidificador, encerradeira, secador ou aspirador).
Fonte: Atividadesparaeducacaoespecial.com
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Software para Alfabetização

Estudantes da UnB desenvolveram o software "Participar". O objetivo da plataforma visa a alfabetização de pessoas com algum tipo de deficiência intelectual.
Iniciativa espetacular!
Confiram a matéria: http://bit.ly/1k7sa8e
Marcadores:
Deficiência Mental,
Notícias
às
20:59
sábado, 1 de fevereiro de 2014
Autismo
Nós, da Associação Brasileira de Psiquiatria- ABP, nos sentimentos na obrigação de informar a população sobre questões que envolvam a saúde mental. E dessa vez, o autismo tem gerado dúvidas que precisam ser esclarecidas. A personagem Linda, da novela Amor à Vida é descrita como autista, mas não apresenta comportamento compatível ao encontrado em pacientes autistas.
O conceito de autismo é muito amplo. Mas existem padrões de comportamento que são fáceis de identificar, como: repetição, dificuldade de comunicação/relação social e comprometimento das funções cognitivas. A personagem Linda até apresentou esses sintomas, mas ao longo da novela ela mostrou uma evolução muito rápida e inverossímil para uma paciente que começou o tratamento já na idade adulta e com apenas um psicólogo. Vale ressaltar que o paciente autista precisa de atenção multidisciplinar. É preciso a avaliação de psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, e dependendo das limitações do paciente outros profissionais serão necessários. Os resultados podem ser lentos e os pais e responsáveis de autistas precisam saber disso.
Por se tratar de uma obra ficcional a novela não tem o comprometimento com a realidade, logo, cabe a nós a tarefa de orientar.
A ABP disponibiliza no Canal da Psiquiatria uma entrevista feita com o psiquiatra Francisco Baptista Assunção, que fala sobre o autismo. Indique aos seus pacientes, compartilhe as informações corretas e assista ao vídeo.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)