sábado, 8 de novembro de 2008

Deficiência Mental (DM)


O que é?

Segundo a AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) e DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), por deficiência mental entende-se o estado de redução notável do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicação, cuidados pessoais, competências domésticas, habilidades sociais, utilização de recursos comunitários, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, lazer e trabalho.
No endereço abaixo você poderá informações completas sobre o assunto:


Atendimento Educacional:
O aluno com deficiência mental tem dificuldade de construir conhecimento como os demais e de demonstrar sua capacidade cognitiva, principalmente nas escolas que mantêm um modelo conservador de ensino e uma gestão autoritária e centralizadora. Essas escolas apenas acentuam a deficiência, aumentam a inibição, reforçam os sintomas existentes e agravam as dificuldades do aluno com deficiência mental.
O aluno com deficiência mental que tem uma maneira própria de lidar com o saber, que não corresponde o que a escola preconiza. Na verdade, não corresponde ao esperado pela escola pode acontecer com todo e qualquer aluno, mas os alunos com DM (deficiência mental) denunciam a impossibilidade de a escola atingir esse objetivo, de forma tácita.
Atenção!
DEFICIÊNCIA MENTAL NÃO É DOENÇA MENTAL.

2 comentários:

Além da Minha Janela disse...

Muito se viu (e ainda se verá) sobre os excluídos nas telas p. ex. dos cinemas e TV`s. Assistimos agora, as ações em prol dos excluídos em geral saindo do sonho para a realidade. É motivo de muita alegria conhecer cada dia mais e mais ações político-sócio-educacionais de inclusão social. Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Hoje nos chega pela mídia, notícias de inclusão nas diversas áreas, como por exemplo, o cinema já está adequando para os deficientes visuais.
Vamos torcer para que esta nclusão chegue a todos.
Parabéns pelo blog!

Related Posts with Thumbnails