domingo, 18 de janeiro de 2009

Altas Habilidades/Superdotação


"Pessoas superdotadas são consideradas portadoras de habilidades que se destacam em relação ao rendimento apresentado, podem ser em capacidades intelectuais, talentos em artes, capacidade psicomotora, criatividade, produtividade, aptidões e outros.

Para o Ministério da Educação, a superdotação é vista em crianças de alto desempenho e potencialidade em quaisquer aspectos. Pode ser geral se verificar diferentes informações, conclusões em diversas experiências e específicas se alcançar conhecimento, prática e habilidades em determinadas áreas.

Dentre algumas características que especificam os superdotados, destaca-se:

- Curiosidade aguçada,
- Persistência,
- Crítica,
- Alto senso de humor,
- Não aceitação de informações superficiais,
- Fácil compreensão de princípios gerais,
- Apresentação de muitas idéias,
- Não admissão de injustiças,
- Espírito de liderança." Por Gabriela Cabral (Equipe Brasil Escola)

COMO RECONHECER?
Muitas vezes os alunos superdotados, podem estar escondidos dentre os demais alunos e por não estarem satisfeitos com o programa educacional oferecido na escola, tornam-se indisciplinados agressivos e/ou desajustados.

Uma escola que busca uma educação democrática deve levar em consideração as diferenças individuais e oferecer oportunidades de aprendizagem de acordo com as habilidades, interesses, estilos de aprendizagem e potencialidades dos alunos.Os alunos com altas habilidades/superdotados, precisam ter acesso a práticas educacionais que atendam às suas necessidades, possibilitando um melhor desenvolvimento de suas habilidades.
Se as condições oferecidas para o desenvolvimento da aprendizagem forem inadequadas, dificilmente estes indivíduos terão condições de desenvolverem todo o seu potencial, pois pessoas com altas habilidades precisam mesmo é de ambientes ricos e estimulantes.
Segundo Renzulli (1986), o propósito da educação dos indivíduos superdotados é “fornecer aos jovens oportunidades máximas de auto-realização por meio do desenvolvimento e expressão de uma ou mais áreas de desempenho onde o potencial superior esteja presente”

3 comentários:

Altas Habilidades disse...

Este blog sobre Inclusão está muito bem feito, com informações precisas de várias áreas. Gostaria de parabenizar o blogger que o fez!

Inclusão, um ato de amor! disse...

Obrigada!
Este comentário é muito importante para nós!

Fábrica de Idéias Criações disse...

Na teoria todo mundo entende altas habilidades mas, quando chega na prática... aí a coisa muda de figura.

Só Deus sabe o quanto eu sofri na vida por ter alto QI e comportamentos diferenciados.

O Ministério público quer jogar essas pessoas de alto QI pro hospício, porque, segundos eles, acha que são doentes mentais e precisam de cuidados médicos.

O Brasil precisa evoluir muito cognitivamente quanto as altas habilidades/superdotação.

"Se você fosse para um planeta onde só existisse pessoas com síndrome de down, tu serias estranho lá."
(Marcos André)

autodidatama@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails