quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Superdotado X Gênio

Os superdotados não são gênios, porém podem tornar-se de acordo com suas habilidades e com os estímulos recebidos. Existem gênios que não são superdotados e existem superdotados que não se tornam gênios.

Gênio
-
"Um gênio é uma pessoa com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. O nível de QI pelo qual alguém pode ser chamado de gênio é geralmente definido como 140 ou superior. O termo também se aplica a alguém que é um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas mentais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo; por exemplo, de Pelé é dito que foi um gênio do futebol e de Gandhi que foi um gênio da diplomacia". Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O gênios são diferentes de todas as outras pessoas. Eles pensam mais rápido e melhor do que outros. Além disso, muitas pessoas acham que toda a capacidade extra do cérebro acarreta um comportamento excêntrico ou espirituoso. Embora seja bastante fácil reconhecer os gênios, definir exatamente o que faz que alguém seja um gênio é um pouco mais complicado. Descobrir como esse alguém se tornou gênio é ainda mais difícil.

Superdotado
-
"É uma pessoa com recursos e capacidades mentais muito acima da média. Uma das medidas já consagradas, utilizadas nesta avaliação é o Q.I., quociente intelectual. Normalmente se considera superdotado o indivíduo que apresente um resultado muito alto, (nos 2% mais elevados da população) em uma bateria de testes das diversas inteligências, onde o Q.I. geral é apenas um destes. Frequentemente considera-se "sobredotado" quem tenha um QI superior a 120." Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"A ciência ainda não encontrou uma fórmula para medir com precisão quem é superdotado e quem é gênio. Pelos testes de quociente de inteligência, considerados ultrapassados pelos especialistas, um superdotado teria Q.I. entre 140 e 160. Um gênio pontuaria entre 160 e 180. Hoje, a definição mais comum para classificar superdotados é a de que são pessoas inteligentíssimas que conseguem desenvolver habilidades acima da média em várias áreas. Constituem 1% ou 2% da população mundial. Os gênios, estes sim, são raríssimos. Casos como o de Greg representam apenas 0,1% da população mundial. "Os gênios são aqueles superdotados que, além de demonstrar precocidade, provocam perplexidade, pois são capazes de criar algo revolucionário e transformador, como foi a teoria da relatividade, de Albert Einstein", diz o neuropediatra Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo. " - http://veja.abril.com.br/300403/p_062.html

O que podemos constatar em todos estes textos selecionados e acima citados, é que há uma discussão muito ampla sobre o assunto. Existem definições, especulações e dúvidas, muitas dúvidas.
De uma coisa podemos ter certeza: quanto mais estimulado, mais capacidade o indivíduo portador de Altas Habilidades terá para desenvolver suas habilidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal!
tirou as minhas duvidas

Related Posts with Thumbnails