sábado, 14 de março de 2009

Informática na Inclusão


O computador na escola, pode ser usada como ferramenta auxiliar do aluno na construção do seu próprio conhecimento. Como transmissor de informações o computador é quase perfeito: pode armazená – las em grande quantidade, pode acessá – las em qualquer parte do mundo, nunca se impacienta, respeita o ritmo do aluno.


O uso do computador na escola deve ser usado como uma ferramenta didática, onde o computador e os softwares repassam o conhecimento e o professor cria ambientes de aprendizagem, facilitando o processo de desenvolvimento do aluno.


E na escola inclusiva, como funciona o uso do computador?

A Educação Inclusiva traz consigo um novo paradigma educacional. Uma nova forma de se olhar e trabalhar com o aluno, que tem que ser aprendida pela escola atual.
" O desafio que enfrentam as escolas inclusivas é o de desenvolver uma pedagogia centralizada na criança, capaz de educar com sucesso todos os meninos e meninas, inclusive os que sofrem de deficiências graves. O mérito dessas escolas não está só na capacidade de dispensar educação de qualidade a todas as crianças; com sua criação, dá-se um passo muito importante para tentar mudar atitudes de discriminação, criar comunidades que acolham a todos e sociedades inclusivas". ( Declaração de Salamanca)
Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento humano é um processo sócio-cultural: o homem se desenvolve a partir da apropriação que faz da cultura. Incluir é criar, criação no sentido das intersecções de afetos, áreas, valores, conceitos, saberes e pessoas.
O computador como ferramenta pedagógica é um grande aliado para a educação, seja ela educação especial, para alunos portadores de necessidades especiais ou não.
Muitos são os softwares que podem ser utilizados para a criação de atividades próprias para cada caso e áreas de conhecimento. O que na verdade estaremos a abordar daqui em diante é a utilização da informática como um recurso a mais, com o objetivo de auxiliar profissionais, pais e interessados no assunto em como utilizar o computador como instrumento pedagógico, que visa o crescimento intelectual do indivíduo e a sua inclusão na sociedade, através da inclusão digital que tem grande responsabilidade social.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails