sábado, 18 de abril de 2009

Aprendizagem Coletiva


"O atendimento educacional especializado é uma forma de garantir que sejam reconhecidas e atendidas as particularidades de cada aluno com deficiência. São consideradas matérias do atendimento educacional especializado: Língua brasileira de sinais (LIBRAS); Interpretação de LIBRAS; as ajudas técnicas para surdos; Sistema Braile; Orientação e mobilidade; as ajudas técnicas incluindo informática adaptada; mobilidade e comunicação alternativa/aumentativa; tecnologias assistivas; Informática Educativa; educação física adaptada; enriquecimento e aprofundamento do repertótio de conhecimentos; atividades da vida autônoma e social, entre outras." LDBEN

Nossos queridos alunos com necessidades educacionais especiais tem experimentado um novo tempo em suas vidas, no que diz respeito a aprendizagem coletiva. Através da execução do projeto de parceria da sala de recursos com a sala de informática educativa, temos visto e nos emocionado com o crescimento deles na área pedagógica e social.

Neste segundo encontro, os alunos utilizaram mais uma vez o site http://www.smartkids.com.br/ para realizar as atividades propostas pela professora Glat D'Angela, da sala de recursos. Neste site foram realizadas as atividades de geometria, onde os alunos puderam montar objetos de acordo com a cor e a forma de cada figura apresentada. Também trabalhamos com o alfabeto, onde um trenzinho composto de várias imagens foi sendo apresentado ao aluno, que deveria associar as figuras a letra do alfabeto com a qual ela começa.

Que progresso!

Que alegria eles demonstram!

A aprendizagem coletiva está em alta neste momento. Um incentiva o outro e a alegria é de todos pela vitória de cada um.


É assim que comprovamos que a Internet utilizada para este fim, tem demonstrado que é sim um instrumento de desenvolvimento social, de inclusão e de facilitação para o aprendizado de alunos com necessidades educacionais especiais.

2 comentários:

Sandra Viana disse...

Simone, parabéns pelos assuntos escolhidos em suas postagens. São todos muito significativos.

Dê uma passadinha em meus Blogs, ficarei muito feliz!

Um abraço e até mais.

gisafessora@gmail.com disse...

estou fazendo um curso de libras e estava pesquisando sobre o assunto e achei seu blog, ele é muito lindo e tem uma causa justa!!! beijinhos!!!

Related Posts with Thumbnails