segunda-feira, 20 de abril de 2009

A inclusão é um desafio!


"A educação é também onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos e tampouco, arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso e com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum." HANNAH ARENDT
Temos caminhado com nossos alunos, 04 Deficientes Mentais e 01 Portador da Síndrome de Down, rumo ao exercício da cidadania. Sabemos que não existem receitas prontas para atender a cada necessidade educacional dos alunos com deficiência, mas temos nos esforçado para que eles encontrem na Sala de Informática Educativa, um ambiente propício para que a aprendizagem aconteça.
Buscamos acima de tudo atender as diferenças e proporcionar o sucesso de cada um dentro de suas possibilidades, reconhecendo as limitações e dificuldades.
Nosso terceiro encontro, foi um pouco diferente, porque até então vínhamos trabalhando com os alunos portadores de DM e neste encontro nosso aluno portador da Síndome de Down compareceu pela primeira vez(de muitas)e que alegria. Como tem acontecido a alegria é partilhada por todos e o dia do próximo encontro já é uma expectativa.
O nosso convívio tem sido enriquecedor para todos. Muitas coisas temos aprendido uns com os outros. Quando um está triste o outro canta para alegrar, ora para melhorar; quando um consegue realizar uma atividade é uma festa; se não consegue sempre tem uma ajuda. Quanta simplicidade! Quanta colaboração! Amor incondicional.
Quero agradecer a uma amiga muito especial que tem sido nossa (minha e de todo o grupo envolvido neste projeto) colaboradora em todos os momentos, me orientando sobre a Educação de alunos portadores de necessidades educacionais especiais, dando dicas importantes. Ela é especial demais para os alunos. Eles a veem como uma grande amiga, aquela que está sempre incentivando.
Para você nossa amiga, muito obrigada! Que Deus continue a te usar para abençoar vidas, assim como você nos tem abençoado.



3 comentários:

Sandra Viana disse...

Parabéns Simone, este trabalho é brilhante!!!

Bjãooo!!!

Conceição*Marilda*Wanessa disse...

Oiê!

Que trabalho belíssimo vcs estão desenvolvendo!
Continuem assim!!

Parabéns!

Aproveitando a visitinha básica, vê se aparece lá no blog da nossa escola: emmarialucia@blogspot.com

Beijos!

Unknown disse...

Parabéns Simone teu blog é muito legal....blogs dete tipo que devemos compartilhar!!!!

Related Posts with Thumbnails