segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência


O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.

A comemoração informal passou a ser oficial por meio de Lei Federal aprovada em 11 de julho de 2005, que instituiu o Dia Nacional de Luta das pessoas com Deficiência.


Clique AQUI e assista ao vídeo da comemoração que ocorreu ontem (20) em Copacabana.

Esta luta também é nossa!

Todos nós devemos lutar pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e até no ambiente digital (temos tentado fazer a nossa parte incluindo digitalmente nossos alunos).

O acesso dos deficientes à cidadania, à educação e ao mercado de trabalho, de forma a impedir que suas incapacidades encubram suas habilidades, é também uma questão de respeito ao ser humano. Afinal, somos todos diferentes, mas temos igual direito à dignidade.
SmartKids

3 comentários:

Anônimo disse...

É muito importante pra gente essa caminhada! (Euller - 10 anos - CREDAH / ITAUNA - BA)
É LEGAL PARA TODOS NÓS! (GABRIEL - 11 ANOS - CREADH/ ITABUNA - BA)

Leandro Machado disse...

Boa tarde.

Sou Relações Públicas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP - Diretoria Regional de Santos e gostaria de saber se você conhece o autor da figura no início desse post. Recebi essa figura e gostaria de utilizá-la para divulgação de um vento sobre pessoas com deficiência que iremos realizar no dia 02/12/10. Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo trabalho.

Inclusão, um ato de amor disse...

Oi, Leandro!
É, na verdade, falhei ao não dar os créditos devidos a imagem utilizada. Eu a postei através de uma pesquisa no google, mas sei que pertence ao site http://www.canalkids.com.br/portal/canal/index.htm
Para facilitar:
http://www.canalkids.com.br/portal/canal/index.htm

Dê uma olhadinha, lá tem muita coisa legal!
Boa sorte no seu evento!
Deus te abençoe!
Simone

Related Posts with Thumbnails