domingo, 11 de outubro de 2009

Dia do Deficiente Físico - 11 de Outubro

Nesta data devemos nos lembrar da luta pelo aumento das condições de acessibilidade nas escolas, ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e até no ambiente digital, entre outros, o que representa um grande exemplo de solidariedade. O acesso dos deficientes à cidadania, à educação e ao mercado de trabalho, de forma a impedir que suas incapacidades encubram suas habilidades, é também uma questão de respeito ao ser humano. Afinal, somos todos diferentes, mas temos igual direito à dignidade. Fonte: Smartkids

DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA
(Conhecer o que afeta o aluno é o primeiro passo para criar estratégias que garantam a aprendizagem)

Definição: uma variedade de condições que afeta a mobilidade motora geral de membros ou da fala. pode ser causada por lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, más-formações congênitas ou por condições adquiridas.
Características: dificuldades no grafismo em função do comprometimento motor e às vezes, o aprendizado é mais lento. Muitos precisam de cadeiras de rodas ou muletas para se locomover. outros apenas de apoios especiais e material escolar adaptado, como apontadores, suportes para lápis etc.
Recomendações: a escola precisa ter elevadores ou rampas e funcionários atentos para prestar ajuda e até acompanhar o aluno ao banheiro. (Fonte: Revista Escola, Edição Especial - Inclusão).
Causas:

  • Paralisia Cerebral: por prematuridade; anóxia perinatal; desnutrição; materna; rubéola; toxoplasmose; trauma de parto; subnutrição; outras.
  • Hemiplegias: por acidente vascular cerebral; aneurisma cerebral; tumor cerebral e outras.
  • Lesão medular: por ferimento por arma de fogo; ferimento por arma branca; acidentes de trânsito; mergulho em águas rasas. Traumatismos diretos; quedas; processos infecciosos; processos degenerativos e outros.
  • Amputações: causas vasculares; traumas; malformações congênitas; causas metabólicas e outras.
  • Mal formações congênitas: por exposição à radiação; uso de drogas; causas desconhecidas.
  • Artropatias: por processos inflamatórios; processos degenerativos; alterações biomecânicas; hemofilia; distúrbios metabólicos e outros.

Superação, força de vontade e lição de vida.
Estamos reclamando de quê?

De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há hoje, no Brasil, 24,6 milhões de pessoas portadoras de deficiências (PPDs). Destas, mais de 9 milhões são portadoras de algum tipo de deficiência física.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails