sexta-feira, 27 de março de 2009

Assine o MANIFESTO!



Apoie o Manifesto a favor da criação da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. É só clicar no endereço abaixo para ler o manifesto e assiná-lo:

quinta-feira, 26 de março de 2009

Parceria

O indivíduo que possui DM apresenta um padrão diferenciado de desenvolvimento afetivo/ cognitivo/ motor . Necessita de interferências planejadas que auxilie em seu processo evolutivo, na capacidade de aprender, na constituição de sua autonomia, nos processos de relação com o mundo, apresentando uma forma de organização qualitativamente diferente de seus pares da mesma idade.
Em nossa escola formamos uma valiosa parceria entre a Sala de Recursos e o Laboratório de Informática Educativa. Com esta parceria buscamos estar contribuindo para um melhor aproveitamento de nossos alunos com necessidades especiais, visto que temos um número expressivo destes alunos nas primeiras fases da EJA e que necessitam de um trabalho diversificado e estimulante, para que a interação deles com o mundo, através do mundo digital seja um fator que favoreça as transformações necessárias para o crescimento de cada um como ser social, através da relação no grupo (estamos trabalhando com o grupo todo).


Ontem, tivemos a nossa primeira experiência: A professora responsável pela Sala de Recursos, levou para o Laboratório de Informática quatro alunos portadores de DM (Deficiência Mental) para que pudéssemos estar colocando em prática o projeto ao qual estamos nos dedicando. Foi muito gratificante! Eles se sentiram realizados, valorizados e foram muito estimulados.
Isso já acontece na Sala de Recursos, porém lá o atendimento é individualizado para atender as necessidades da escola e dos próprios alunos, mas no Laboratório de Informática, o trabalho foi realizado em grupo, de forma que a percepção foi mais aguçada e o instinto natural de parceria foi ainda mais estimulado, principalmente quando um tentava ajudar o outro.
Muito mais está por vir! E como é gratificante estar realizando este trabalho!
Quero muito agradecer a professora Glett D'Ângela (Professora Responsável pela Sala de Recursos), por acreditar neste projeto e aceitar esta parceria.

Gifs e Recados para Orkut Gratis !

sábado, 14 de março de 2009

Informática na Inclusão


O computador na escola, pode ser usada como ferramenta auxiliar do aluno na construção do seu próprio conhecimento. Como transmissor de informações o computador é quase perfeito: pode armazená – las em grande quantidade, pode acessá – las em qualquer parte do mundo, nunca se impacienta, respeita o ritmo do aluno.


O uso do computador na escola deve ser usado como uma ferramenta didática, onde o computador e os softwares repassam o conhecimento e o professor cria ambientes de aprendizagem, facilitando o processo de desenvolvimento do aluno.


E na escola inclusiva, como funciona o uso do computador?

A Educação Inclusiva traz consigo um novo paradigma educacional. Uma nova forma de se olhar e trabalhar com o aluno, que tem que ser aprendida pela escola atual.
" O desafio que enfrentam as escolas inclusivas é o de desenvolver uma pedagogia centralizada na criança, capaz de educar com sucesso todos os meninos e meninas, inclusive os que sofrem de deficiências graves. O mérito dessas escolas não está só na capacidade de dispensar educação de qualidade a todas as crianças; com sua criação, dá-se um passo muito importante para tentar mudar atitudes de discriminação, criar comunidades que acolham a todos e sociedades inclusivas". ( Declaração de Salamanca)
Segundo Vygotsky (1991), o desenvolvimento humano é um processo sócio-cultural: o homem se desenvolve a partir da apropriação que faz da cultura. Incluir é criar, criação no sentido das intersecções de afetos, áreas, valores, conceitos, saberes e pessoas.
O computador como ferramenta pedagógica é um grande aliado para a educação, seja ela educação especial, para alunos portadores de necessidades especiais ou não.
Muitos são os softwares que podem ser utilizados para a criação de atividades próprias para cada caso e áreas de conhecimento. O que na verdade estaremos a abordar daqui em diante é a utilização da informática como um recurso a mais, com o objetivo de auxiliar profissionais, pais e interessados no assunto em como utilizar o computador como instrumento pedagógico, que visa o crescimento intelectual do indivíduo e a sua inclusão na sociedade, através da inclusão digital que tem grande responsabilidade social.
Related Posts with Thumbnails