segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Passarelas de Acessibilidade

Projeto Praia Acessível



São João da Barra - RJ, ganhou oficialmente, neste domingo, mais três passarelas de acessibilidade que permitem aos portadores de necessidades especiais chegarem à beira-mar. Além das passarelas a Prefeitura coloca à disposição de quem precisar, cadeiras anfíbias e monitores. O conjunto de passarelas ganhou ainda um quiosque, onde ficam as cadeiras, rampas de acesso e piso especial para deficientes visuais.

Medindo 168m de comprimento por 2,5m de largura e construídas em eucalipto tratado, as passarelas possuem ainda guarda corpo e postos de salva-vidas. Em cada uma das extremidades, foram construídos quiosques para o acesso do portador no seu deslocamento da Avenida Atlântica ao mar, e vice-versa, e cadeiras anfíbias estarão disponíveis aos usuários.

Fonte: Prefeitura de São João da Barra

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Selinho!!!


Ganhei este lindo selinho do Blog: http://jujumeumundo.blogspot.com

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Audioteca

Audioteca
Ajude na divulgação!!!
(Sylvia Paes)

São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada, de forma totalmente gratuita.

Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos, até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale-lhe do nosso trabalho, DIVULGUE.
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que sita à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro, RJ.
Não é preciso morar no Rio de Janeiro!

Outra opção para fazer face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade é que eles podem solicitar o livro por telefone, escolhendo o título pelo site. O audiolivro será enviado gratuitamente pelos Correios.

A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar de o governo estar ajudando muito, é preciso apresentar-lhe resultados. Temos o compromisso de atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho para que ele continue existindo, para que os deficientes possam desfrutar da magia da leitura.

Só quem sente prazer na leitura sabe que é impossível compreender o mundo sem os livros...

Contato: Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz.
Endereço: Rua Primeiro de Março, 125, 7º andar, Centro - Rio/RJ, CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007
Horário de atendimento: das 8h às 16h

http://audioteca.org.br/noticias.htm
Contamos com a ajuda de vocês: repassem!
UFF - Universidade Federal Fluminense
NTI-Nucleo de Tecnologia da Informação
Campus Valonguinho-Niterói-RJ- Tel. +55.21.2629.2039

Fonte: Sociedade Blog



Livros Didáticos de:
Livros de Literatura de:
Livros Religiosos de:

Dia do Braile

No Dia Mundial do Braile, comemorado hoje (4), pessoas com deficiência visual cobram maior uso do sistema de leitura e escrita no Brasil.

Criado pelo francês Louis Braille, nascido em 4 de janeiro de 1809 e que perdeu a visão aos 3 anos, o sistema permite a pessoas com cegueira total ou parcial ler por meio do tato. Com seis pontos em relevo dispostos em duas colunas e três linhas, o sistema proporciona 63 combinações diferentes que representam as letras do alfabeto, os números, símbolos científicos, da música, fonética e informática.

Com apenas um toque, o cego percebe os pontos em relevo ao passar os dedos da esquerda para a direita. O sistema braile chegou ao Brasil em 1850. A partir da década de 1940, passou a ser usado em livros.
A significação tátil dos pontos em relevo do invento de Barbier foi a base para a criação do Sistema Braille, aplicável tanto na leitura como na escrita por pessoas cegas e cuja estrutura diverge fundamentalmente do processo que inspirou seu inventor. O Sistema Braille, utilizando seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas, possibilita a formação de 63 símbolos diferentes que são empregados em textos literários nos diversos idiomas, como também nas simbologias matemática e científica, em geral, na música e, recentemente, na Informática.

Apesar de já existir cardápios em restaurantes e embalagens de cosméticos e de remédios em braile, cegos ou pessoas com baixa visão ainda reclamam da dificuldade de encontrar informações adaptadas. 

Matéria completa no site NF10
Leia também: Instituto Benjamin Constant

Atividades em Braile do site Atividades Educativas:
Braile Virtual
Jogo da memória em Braile
Forca em Braile

Related Posts with Thumbnails