sexta-feira, 20 de maio de 2011

Educação Bilíngue

Em prol da educação bilíngüe

Os surdos estão se mobilizando em defesa da educação bilíngüe. A situação se tornou mais urgente após o anúncio de fechamento do Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines), no Rio de Janeiro. Fundado há 154 anos, o instituto é o principal centro de referência para a cultura surda no país, prestando assessoria e elaborando técnicas e materiais pedagógicos específicos.

Para o Ministério da Educação (MEC), oferecer aos alunos surdos escolas especiais seria uma prática segregacionista e os mesmos devem ser absorvidos pelo sistema de ensino regular.

Os protestos começaram ontem (19) em Brasília, com uma mobilização em frente à sede do MEC. Em Belém haverá um ato público hoje (20), a partir das 8h, saindo do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN) em direção à Praça da República. O ato está sendo organizado pela Associação dos Surdos de Belém, entidade que reúne 700 pessoas.

Fonte: Diário On-line

Um comentário:

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

olá amiga,é muito importante hoje a gente poder aprender outras línguas, vim te visitar e te desjar um lindo fim de semana Bjs Leila

Related Posts with Thumbnails