sábado, 18 de outubro de 2008

(DF) Deficiência Física

O QUE É?

Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
O comprometimento da função física poderá acontecer quando existe a falta de um membro (amputação), sua má formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético).

Classifica-se em: paresia ou paralisia.

- PARESIA: O termo paresia refere-se quando o movimento está apenas limitado ou fraco. O termo paresia vem do grego PARESIS e significa relaxação, debilidade. Nos casos de paresias, a motilidade se apresenta apenas num padrão abaixo do normal, no que se refere à força muscular, precisão do movimento, amplitude do movimento e a resistência muscular localizada, ou seja, refere-se a um comprometimento parcial, a uma semiparalisia.

-PARALISIA: O termo paralisia se refere à perda da capacidade de contração muscular voluntária, por interrupção funcional ou orgânica em um ponto qualquer da via motora, que pode ir do córtex cerebral até o próprio músculo; fala-se em paralisia quando todo movimento nestas proporções são impossíveis.

A PARALISIA APRESENTA-SE SOB A FORMA DE:

- Paraplegia (afeta somente os membros inferiores);

- Monoplegia (quando somente um membro é afetado);

- Tetraplegia, quadrilegia (afeta os quatro membros);

- Hemiplegia (são afetados os membros do mesmo lado do corpo).


PARALISIA CEREBRAL

O QUE É?

É uma alteração motora ocasionada por uma lesão no cérebro. Não significando que o cérebro ficou paralisado. O cérebro não comanda corretamente os movimentos do corpo, não manda ordens adequadas para os músculos, em conseqüência da lesão sofrida.
A pessoa com paralisia cerebral tem inteligência normal, a não ser que a lesão tenha afetado a área do cérebro responsável pelo pensamento e pela memória.
Se os músculos da fala forem atingidos, terá dificuldades para comunicar seus pensamentos ou necessidades.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL

Não havendo comprometimento intelectual, o aluno com deficiência física deverá freqüentar a classe regular com recursos e equipamentos específicos que se fizerem necessários (comunicação aumentativa, comunicativa e recursos de alta tecnologia e baixa tecnologia).




3 comentários:

Anônimo disse...

Estou adorando o Blog de vocês .Cada vez que entro nele e vejo informações novas vejo que sei mto pouco e estou aprendendo com vocês. Obrigada por me oportunizar um conteudo tão rico
Raquel

Anônimo disse...

QUE BOM ENCONTRAR PESSOAS COM A CAPACIDADE DE VOCÊS PARA QUE POSSAMOS SABER MAIS SOBRE AS VÁRIAS DEFICIÊNCIAS TÃO COMUNS E AO MESMO TEMPO TÃO DISTANTE DE NOSSA REALIDADE.
PARABÉNS

Anônimo disse...

Gostei do blog como um todo. É fundamental ter conhecimento dessas dificuldades e também de como podemos ajudar de forma a tornar mais humana a vida dessas pessoas que estão tão perto de nós, em nosso dia a dia. Todos deveriam ter conhecimento deste para que as "diferenças" se tornem cada vez menores, e possamos ter mais respeito e amor ao próximo.

Related Posts with Thumbnails