segunda-feira, 13 de outubro de 2008

DV (Deficiência Visual)


O QUE É?
São considerados DEFICIENTES VISUAIS, os portadores de CEGUEIRA ou de BAIXA VISÃO.

CEGUEIRA - é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente. Pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita) ou posteriormente (cegueira adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL

É importante possibilitar a coleta de informações por meio dos sentidos remanescentes (audição, tato, olfato e paladar), pois são importantes canais de entrada de informações que serão levados ao cérebro.

BAIXA VISÃO - (ambliopia, visão subnormal ou visão residual) a definição é complexa devido à variedade e à imensidade de comprometimentos das funções visuais. Essas funções englobam desde a simples percepção de luz até à redução de acuidade e do campo visual que interferem ou limitam a execução de tarefas e o desempenho geral.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL

Baseia-se no princípio de estimular a utilização plena do potencial de visão e dos sentidos remanescentes, bem como na superação de dificuldades e conflitos emocionais. Deve-se estabelecer o conceito de permanência do objeto e facilitar a exploração dirigida.








2 comentários:

Techno Girls disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Techno Girls disse...

Olá, meninas!

É incrível a quantidade de alunos que nós temos com baixa visão e não nos damos conta.
Às vezes, crianças com esse problema passam batidas pela gente.
Que bom que trouxeram esse assunto!

Beijos!

Wanessa Vilella

Related Posts with Thumbnails