domingo, 5 de outubro de 2008

Incluir ou Integrar?

"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças."
"...de acordo com o modelo de Integração, o aluno com necessidades especiais, precisa estar preparado para se adptar às normas e padrões, ou seja às condições da escola e de acordo com o modelo da Inclusão é a escola que precisa estar preparada para atender as condições do aluno." MARIA TERESA EGLÉR MANTOAN


O que temos hoje?
  • Integração - onde o aluno é quem precisa se adptar à escola.

  • Inclusão - onde a escola está preparada para receber o aluno.

Com o modelo de Integração, não há de forma alguma o respeito as individualidades. São escolas despreparadas em todos os sentidos. Professores que são pegos de surpresa e que não sabem como agir diante de um aluno com necessidades especiais em sua sala de aula, planejamentos que não visam o respeito a singularidade do indivíduo, completamente descompromissado com o crescimento educacional deste aluno em especial, prédios sem condições físicas de atender as dificuldades deste aluno.


Com o modelo de Inclusão, o que acontece é exatamente diferente da realidade anterior, a escola tem seu espaço físico adaptado e profissionais capacitados para receber alunos com necessidades especiais. Sala de recursos para atendimento individualizado e acompanhamento profissional para auxiliar quanto as dificuldades que por ventura possam surgir.



O que não pode acontecer é o professor rejeitar ou deixar de atender um aluno com necessidades especiais em sua classe, mesmo que a escola não esteja preparada para recebê-lo, pois existem leis que amparam este aluno.

O que realmente precisa ser feito com relação a esta situação é recorrer aos órgãos competentes em busca de informação e do cumprimento da lei.

6 comentários:

Ana Klem disse...

Acho o processo de integração muito válido, mas na nossa realidade a coisa está sendo jogada, ou seja, os professores não estão tendo uma preparação para saber lidar com as diferenças.
Sugiro uma maior qualificação dos educandos e de toda a equipe da escola, bem como, adequação do ambiente físico para esses alunos
Parabéns pelo blog, está lindo!

Tércio disse...

Mesmo não atuando dentro de ambiente escolar, estou , de alguma forma, acompanhando este processo através do meu círculo social, familiar e profissional.
Uma certa é certa:foi dado o primeiro passo. Agora é só melhorar! Vejo todo este contexto como excelente oportunidade para que todos segmentos sociais participem da solução. Então passaremos da passividade para a efetiva particpação como agentes de muidança.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Queridas amigas, Parabéns pelo blog e pela escolha do tema!!! Considero muito oportuna esta discussão. Penso que o nosso grande desafio, como educadoras, é dar a nossa contribuição para que , cada vez mais, o modelo de integração seja substituído pela verdadeira inclusão...Abraço carinhoso.

Sérgião disse...

A inclusão tem significado de colocar o aluno dentro de uma sala de aula, para tentar demonstrar que ele em nada difere dos demais alunos, acredito que a integração vai muito mais além da inclusão, pois o termo integrar tem na sua significação o sentido de estar junto, muito além de socializar, de possibilitar que o aluno esteja incluso, é que nosso aluno entenda suas individualidades, seus problemas e suas pontencialidades. A integração possibilita uma educação que vai além da sala de aula, porque atinge o objetivo maior da educação que é educar para a vida, o que excede nossas individualidades e nossas dificuldades. Estes pontos de vista diferem de alguns autores que vêem a integração como o aluno tendo que se adaptar à escola e na inclusão como a escola tendo que se adaptar ao aluno. Acredito que muito mais que incluir é preciso integrar que, no meu entender, salvo melhor juízo sobre o assunto, incluir tráz o significado de inserir, penetrar, introduzir, dando um entendimento de um ato forçado, já o termo integrar tem um significado mais levado ao fazer parte, inteiro, sem mistura, igualado, homogeneizado.

Minhas Atividades Pedagógicas disse...

Eriene passa lá no Blog e pegue seu selinho! Seu Blog merece viu!!!Abraço!!!

Related Posts with Thumbnails