sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Surdocegueira

Ser cego é uma pessoa não ver. Ser surdo é não ouvir.
Ser surdocego é muito mais do que a soma das duas deficiências...

O surdocego é o indivíduo que apresenta perdas visual e auditiva combinadas. Algumas pessoas surdocegas apresentam perdas totais desses sentidos, outras não, podendo manter resíduos auditivos e/ou visuais. Estas pessoas ficam impossibilitadas de usar os sentidos de distância e necessitam de meios especiais para comunicação.

Alguns indivíduos se tornam surdocegos em decorrência de condições resultantes de algumas enfermidades (acidente vascular cerebral, diabetes, meningites, choques anafiláticos, tumores cerebrais e síndromes genéticas).


CLASSIFICAÇÃO:
  • Surdocegueira total;

  • Surdez profunda com resíduo visual;

  • Surdez moderada ou leve com cegueira;

  • Surdez moderada com resíduo visual;

  • Perdas leves, tanto auditiva quanto visual.

Assista o vídeo abaixo e entenda como acontece a comunicação de uma pessoa surdocega com o mundo:


As pessoas surdocegas necessitam de formas específicas de comunicação para terem acesso à educação, lazer, trabalho, vida social, etc. Além desta comunicação, faz-se necessário o trabalho de um guia-intérprete que é um profissional capacitado para ser o elo de ligação entre o surdocego e o meio em que vive.

Os sistemas de comunicação são diversos, geralmente envolvem as mãos da pessoa surdocega e de seu interlocutor ou guia-intérprete.


2 comentários:

Anônimo disse...

Como essas pessoas tidas como "deficientes" se superam...
Amei o Blog de vocês, pois é muito rico em informações, exemplos e histórias de superação.

lucia disse...

Parabéns pelo Blog, trabalho com uma menina de 15 anos com surdocegueira profunda, era surda e a 2 anos perdeu a visão, no começo as dificuldades são imensas, mas quando aprendemos a trabalhar com eles, é gratificante, além da lição de vida diária, que nos passam.

Related Posts with Thumbnails